Estamos vivendo momentos de grandes mudanças, aulas online, volta das aulas presenciais, a instabilidade que temos vivido nos leva a criar um planejamento focado no momento presente para cada nova etapa que vamos avançando !
A escola, enquanto instituição, representa a transformação social através do conjunto de equipe docente e da comunidade que atende. A escola responde diretamente pelos resultados obtidos dentro da instituição e hoje, mais do que nunca, estão tendo que se reinventar.
Vemos claramente o quanto as habilidades de inovação, prontidão, resiliência, criatividade e persistência, entre outras habilidades que fazem parte da Educação Empreendedora, se tornam necessárias para todos nós e como não seria diferente, para as instituições educacionais, que têm um papel importantíssimo na formação do indivíduo influenciando a sua forma de pensar e agir em sociedade, juntamente com a família e o meio em que se vive.
Os professores tem sofrido muitas exigências para dar conta da demanda, é natural que se sintam desgastados, estressados e como não dizer, a própria sorte muitas vezes, além da frustração de não conseguir, muitas vezes, atingir satisfatoriamente as metas de aprendizagem com seus alunos. e cabe à direção escolar oferecer apoio aos seus educadores, mas como as instituições escolares estão lidando com essa demanda?
O trabalho em grupo e colaborativo é fundamental para desenvolver a aprendizagem interdisciplinar e o protagonismo dos estudantes. Para isso, a realização de um planejamento que tenha como foco a compreensão e a avaliação da aprendizagem dos estudantes é um grande desafio, porém maior é o desafio de preparar os educadores para essa nova forma de pensar e atuar, frente ao novo momento, que aliás, veio para ficar.
Segundo estudos da revista Nova escola, um dos principais objetivos da Educação empreendedora é desenvolver atitude e mentalidade empreendedora, que visam estimular o raciocínio lógico e a busca por aprender conceitos e conhecimentos que contribuam para resolver problemas.
E o fato é que, quanto mais os educadores poderem desenvolver em si mesmos essa nova mentalidade, mais preparados estarão para apoiar os seus alunos e criar mudanças favoráveis para todos.
O primeiro passo é se permitir uma “abertura para o novo, à aprendizagem constante e contínua”, o que não é novidade para os nossos queridos educadores, sempre buscando inovação.
– Lidar com o novo formato da sala de aula;
– Nova interação com alunos de forma online
– Uso de ferramentas digitais
– Engajar os alunos
– Avaliações virtuais , etc
Estes desafios e muitos outros são fatos externos que a nova realidade está nos impondo, mas o “Resultado Alcançado” é consequência da maneira como lidamos com as mudanças e o quanto nos preparamos interiormente para escolhermos as atitudes mais eficazes e assertivas
Nosso objetivo é apoiar as instituições para que consigam, mesmo neste momento desafiador, criar oportunidades de crescimento e evolução da equipe com mais leveza e eficiência, satisfação e prazer em atuar como Educador.
Com uma metodologia própria e técnicas baseadas na neurosemântica, treinamentos para equipes e estudos comprovados da programação neurolinguística, auxiliamos instituições de ensino a encontrar soluções de problemas, desenvolvimento e consolidação de resultados que atendem a demanda da instituição, alinhados a realização do educador.
Temos a convicção de que a única forma de Transformar o mundo é pela Educação, através da valorização e apoio emocional e profissional aos educadores !
(*) Susi Barboza, Pedagoga, Empreendedora, Trainer em PNL, Coach nível pleno, co-fundadora do projeto Toque de Mestre, Suporte Emocional e Profissional para Educadores.