2020, 2021… como está sendo desafiador lidar com tantas mudanças.
Salas vazias, educadores tendo que aprender na prática e sem tempo pra muito preparo (como todos nós!) a lidar com este momento; encontrar novas maneiras de ensinar e se conectar com sua equipe de trabalho, com os alunos, sem falar em administrar suas próprias emoções, as emoções dos alunos e da família, muitas vezes insatisfeita e despreparada para auxiliar os filhos no âmbito escolar.
Fizemos e fazemos o melhor que podemos, com os recursos que temos!
Como todo desafio traz em si oportunidades de crescimento, 2020 e 2021, com certeza, irão deixar para todos nós um novo conceito na educação.
Ao precisar se reinventar, é possível, que você educador, tenha descoberto em si mesmo capacidades que nem sabia que tinha ou tenha percebido de forma ainda mais evidente o que está te limitando.
De uma forma ou de outra, nada será como antes !
Temos conversado sobre a educação pela visão do educador, mas como olhar a situação atual pelo visão da escola ?
Os alunos estão mais questionadores, podemos dizer até mais críticos.
Os professores recebem diretamente feedback sobre o seu desempenho, gerando ainda mais ansiedade e stress.
A escola agora não só desempenha o papel de alinhar a equipe de educadores com alunos e famílias, mas é cobrada pela eficiência deste alinhamento.
O conteúdo continua sendo prioridade, mas os relacionamentos que favorecem ou não aprendizagem desses conteúdos, são fundamentais.
O novo conceito de Educação Integrada é linear, não mais de cima para baixo e é esse o novo olhar que vem transformar a educação !
Um olhar sistêmico para a Educação
Sistema é um conjunto de entidades relacionadas entre si, procurando atingir os mesmos objetivos.
É uma características do Sistema tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior (informação, energia e material)
O princípio mais importante da escola sistêmica é a ideia de que as pessoas não são entidades isoladas. Pelo contrário, todo o contexto, exerce uma grande influência no nosso modo de ser e de agir.
A dinâmica formada em cada um dos grupos no ambiente escolar afeta todas as demais áreas de muitas maneiras diferentes.
Por esse motivo, a escola com uma visão sistêmica se concentra no entendimento da dinâmica existente em cada um de grupos ( coordenação, professores, alunos, família) e tenta ajudar a resolver os problemas que possam ocorrer dentro deles, com o entendimento de que não possui todas as respostas.
O papel da escola é analisar a dinâmica que ocorre dentro de um grupo e ajudar a alterá-la, se desejado; portanto, é impossível encontrar uma causa original para cada problema: as dificuldades permanecem devido à dinâmica existente no sistema educacional.
Com uma visão mais abrangente é possível perceber que as ações de cada pessoa dentro de um grupo afetam as demais, e por entender essa complexidade, ao trabalhar com um conflito em alguma área todo o sistema é tratado.
Ao contrário do que acontece em outras formas de ensino, na visão sistêmica geralmente pode-se trabalhar com todos os membros do grupo ao mesmo tempo. Embora seja possível realizar um processo com apenas um indivíduo, de cada vez.
Contudo a mudança que esperamos realizar na Educação será mais simples e mais poderosa se todo o sistema educacional estiver presente.
(*) Susi Barboza, Pedagoga, Empreendedora, Trainer em PNL, Coach,
co-fundadora do projeto Toque de Mestre, Suporte Emocional e Profissional para Educadores
Acesse o link e saiba mais sobre esse projeto dedicado aos educadores