Já percebeu que a natureza, tem em si mesma todos os recursos de transformação, nutrição e desenvolvimento? assim somos nós! Também somos parte da natureza e nosso corpo, como um sistema perfeito, é capaz de produzir todas as substâncias de cura que precisamos para nos manter motivados, felizes, ativos e com saúde.
Sabemos que a vida muitas vezes, nos traz momentos de desafios a serem superados, porém é importante refletir que seja qual for a situação que estivermos vivendo, precisamos procurar motivos para nos sentir bem e existem razões comprovadas cientificamente para nos incentivar a começar.
O sentimento de alegria produz 4 substâncias essenciais para a nossa saúde e bem estar, “quando o seu cérebro emite uma dessas químicas, você se sente bem”, são elas:
– A ENDORFINA considerada a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural.
Alimentos mais picantes. dançar, cantar e trabalhar em equipe, são atividades que geram um aumento nas endorfinas, a união social e tolerância à dor
– A SEROTONINA flui quando você se sente bem, importante, o sentimento de solidão e até mesmo a depressão são respostas químicas à sua ausência.
Olhar fotos antigas ou conversar com um amigo. A neurociência descreve três outras maneiras: tomar sol, receber massagens e praticar exercícios aeróbicos, como corrida e ciclismo.
-A DOPAMINA costuma ser descrita como responsável por sentimentos como amor. Daí sua descrição como “mediadora do prazer”.
Definir metas de curto prazo ou dividir objetivos de longo prazo em metas mais rápidas.( Não desista dos seus sonhos) E celebrar quando atingi-las.
– A OXITOCINA é muitas vezes apelidada de “hormônio dos vínculos emocionais” e “hormônio do abraço”. a sua exclusão produz transtornos físicos e mentais no indivíduo.
Abraçar é uma forma simples de se conseguir um aumento da oxitocina. (como não podemos abraçar neste momento), dar ou receber um presente é um outro exemplo. Esta substância é também gerada no ato da doação desinteressada.
Segundo o médico Deepak Chopra, autor do livro Saúde Perfeita (Best Seller), denomina “fantasmas de energia à espera de assumir formas físicas”, na década de 80, passou a buscar uma explicação para a autocura. A conclusão a que chegou foi a de que algumas pessoas se restabelecem porque são capazes de ativar uma faculdade de percepção interior que atua como um salto quântico no mecanismo da cura, tornando muito fácil saber que é possível escolher a saúde, e não a doença, desde que se aprenda a acessar um estado de consciência onde a escolha é feita.
Amit Goswami diz que, nesses casos,“um pensamento, uma emoção ou uma crença” pode ser a mola propulsora do processo de cura, o poder de curar é variável de pessoa para pessoa e é decorrente do fluído magnético emanado pelo pensamento, sob a ação da vontade.
Segundo Chopra se você acredita com toda a força que pode mudar, que coisas boas acontecerão, que você pode alcançar seu sonho, estará atraindo positividade e boas vibrações para a sua vida. Há uma conexão entre a energia, nossos pensamentos e o mundo da matéria que nos cerca.
A lei da atração é uma lei universal, uma energia que nos cerca e que obedece à ciência da física.
As vibrações positivas são mais altas, enquanto as negativas são mais baixas. Quando você vivencia um sentimento frequentemente ou mantém um sentimento por muito tempo, ele se torna padrão.
As vibrações positivas geradas por pensamentos e sentimentos unidas a uma Ação consciente pode transformar situações e mudar realidades.
Ser feliz é um estado de espírito muito bom para a saúde, pois estimula o sistema imunológico e gera equilíbrio em todo o nosso ser.
O nosso templo sagrado.
Fazem parte dos cuidados básicos com o corpo:
Orgão que tem a capacidade de nos direcionar, impulsionar e criar a nossa realidade. A mente é a responsável pelo controle de nossos sentimentos e emoções, e molda-la pode fazer uma diferença gigantesca em nossas vidas.
Como transformar sua atitude mental:
Somos seres espirituais, energia pura. Este é o terceiro pilar da nossa existência terrena que precisa ser cuidado. Quando expandimos a nossa consciência e ouvimos o chamado de uma força maior, ampliamos a nossa percepção do mundo a nossa volta, fazer escolhas e tomar decisões coerentes com o nosso verdadeiro Ser.
A vida é breve, um sopro. Não perca a chance de fazer diferente, de ser feliz e de trazer felicidade aqueles que precisam. Exercite a solidariedade, o amor incondicional, a fé e a paz interior.
(*) Susi Barboza, Pedagoga, Empreendedora, Trainer em PNL, Coach nível pleno, co-fundadora do projeto Toque de Mestre, Suporte Emocional e Profissional para Educadores.