Há vários anos escolhi ser pedagoga movida pelo sonho de auxiliar a sociedade através da educação. Trabalhando com o desenvolvimento humano há mais de 20 anos, acredito em uma educação focada em valores e respeito a individualidade e aos potenciais naturais de cada um, em um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, o que torna possível formar pessoas capazes de contribuir com a sociedade criando um mundo melhor e obtendo satisfação e realização em sua vida pessoal.
Assim como muitos educadores, me deparei com vários desafios, entre eles:
O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA). Mesmo com o programa social que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola (IBGE). O analfabetismo funcional de pessoas entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009 (IBOPE); 34% dos alunos que chegam ao 5º ano de escolarização ainda não conseguem ler (Todos pela Educação); 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita Professores recebem menos que o piso salarial (et. al., na mídia).
As críticas externas ao sistema educacional cobram dos professores cada vez mais trabalho, como se a educação, sozinha, tivesse que resolver todos os problemas sociais.
O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.
Um educador normalmente é movido por uma forte crença no potencial do Ser humano e como não poderia ser diferente, atendendo ao meu chamado em apoiar a Transformação Pessoal e Social, me capacitei e continuo me capacitando para apoiar os profissionais da educação na sua realização pessoal e profissional em prol do bem social.
E por acreditar no poder de Transformação da Educação e no potencial ilimitado dos educadores, sou co-fundadora de um projeto que tem uma metodologia inovadora, especialmente dedicada aos profissionais da educação chamado Toque de Mestre – Suporte Emocional e Profissional para Educadores, que tem por objetivo apoiar educadores a trazer equilíbrio e satisfação entre a sua vida pessoal e profissional.
Aspectos que serão trabalhados em relação ao suporte emocional:
Através de ferramentas e técnicas embasadas na neurociência é possível de maneira simples e fácil, entender o comportamento humano e como criar recursos para trabalhar com a equipe de educadores e também apoiar professores com os alunos em sala de aula, de forma a atender e alinhar as diferentes individualidades como um grande benefício e não impedimento para:
Para mais informações, entre em contato.
(*) Susi Barboza, Pedagoga, Empreendedora, Trainer em PNL, Coach,
co-fundadora do projeto Toque de Mestre, Suporte Emocional e Profissional para Educadores