Segundo a Constituição de 1988, “a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
A Educação tem o poder de mudar a sociedade ao preparar pessoas para pensar de forma crítica e criativa, e ser responsável pela formação pessoal e humanista dos futuros cidadãos do país, transformando a sociedade.
Através da educação, do conhecimento e valores sociais é possível combater a pobreza, promover a saúde, diminuir a violência e proteger o meio ambiente.
Estamos passando por um período de profundas transformações, novos conceitos e atuações estão sendo criados na economia, na política e consequentemente na educação.
Sabemos também que a educação não ocorre por si só através da escola, a família exerce fator essencial na educação. Entendemos que a educação não acontece isoladamente. Existe toda uma necessidade de que haja um sistema Integrado atuando a favor da educação.
Mas vale lembrar que os pais dos nossos alunos foram “educados” por um sistema, muitas vezes, disfuncional, como também os próprios educadores, que estão se deparando com esta nova realidade e a necessidade de mudanças, mas como transmitir aquilo que não foi ainda desperto em si mesmo?
Desenvolver uma Identidade empreendedora é possível para todos, e na educação se tornou fundamental, visto que o empreendedorismo é um comportamento, uma forma de pensar e atuar, alinhadas as habilidades emocionais e na capacidade de desenvolver estratégias, criar inovações e gerar com iniciativas, mudanças para o desenvolvimento individual de pessoas e o bem comum.
A grande lição dessa pandemia foi nos mostrar o quanto podemos atuar em conjunto e que só estaremos realmente bem quando todos estiverem bem.
Educador, é hora de atuar além das paredes da sala de aula, apoiando os demais educadores com aquilo que flui facilmente e se tornou uma habilidade em você.
– Um educador empreendedor desenvolve a si mesmo, reconhecendo e aprimorando seus dons e talentos e com uma visão ampliada e de forma sistêmica consegue gerar mudanças significativas na forma de pensar e atuar do seu grupo, utilizando as diferenças a favor dos objetivos da instituição e sociedade;
– Percebe possibilidades e oportunidades em todas as situações;
– Assumi e motiva o grupo a assumir riscos calculáveis;
– Estabelece parcerias com foco no ganha a ganha;
– Compreende que capacidades podem ser desenvolvidas, está sempre aberto para aprender;
– Sabe que não existem pessoas desprovidas de recursos e potenciais, portanto, seu foco está em criar condições e oportunidades
(*) Susi Barboza, Pedagoga, Empreendedora, Trainer em PNL, Coach nível pleno, co-fundadora do projeto Toque de Mestre, Suporte Emocional e Profissional para Educadoros próprios